Decálogo de uma família comprometida com a leitura
1 – Uma família comprometida com a leitura é aquela que motiva para a leitura antes mesmo de o seu filho(a) saber ler. Proporcionar às crianças livros com boas ilustrações para que se deliciem e se divirtam a observar as imagens é uma óptima maneira de as levar a desenvolver o gosto pela leitura.
2 – É aquela que conta histórias aos seus filhos (as), lhes recita rimas e poesia, que lhes enche os ouvidos com a música e a magia das palavras.
3 – É aquela que dá o exemplo lendo livros, revistas, jornais e que permite que os seus filhos (as) os surpreendam frequentemente a ler.
4 – È aquela que acompanha os seus filhos (as) a exposições, que com eles assiste a espectáculos de marionetas, teatro e a outros espectáculos culturais para desenvolver a sensibilidade e imaginação das suas crianças.
5 – É aquela que partilha e comenta as leituras dos seus filhos (as)
6 - É aquela que acompanha os seus filhos (as) a lugares onde há livros – livrarias, bibliotecas – para observarem e escolherem juntos e os anima a recorrer à biblioteca.
7 – È aquela que fomenta a criação de uma biblioteca familiar ou pessoal.
8 – É aquela que aprecia e lê conjuntamente com os seus filhos, os trabalhos que se realizam na escola.
9 – É aquela que compreende que a compra de um livro não é algo de excepcional, ainda que em determinadas alturas festivas (aniversários, etc.) não deva faltar, mas faz parte das despesas previstas na educação do seu (s) filho (s).
10 – É aquela que acompanha os seus filhos (as) no visionamento de alguns programas de televisão, filmes vídeo, etc., comentando e partilhando com eles esta experiência.
(Extraído do livro Cómo hacer hijos lectores de Carmen Lomas Pastor, Madrid: Ed. Palabra, 2002)
0 comentários:
Enviar um comentário